Este post hoje serve para ilustrar claramente a tristeza que eu sinto por ver este país( que de certa maneira é meu) chegar a tal situação.
Vim para Portugal piriri filha de mãe angolana e pai brasileiro nascida nos E.U.A e como tal sou considerada americana( só porque os meus pais nunca me naturalizaram portuguesa porque á 22 anos que cá vivo),
Portugal sempre foi a minha casa, a minha terra, o lugar de todas as minhas memórias, aonde fui muito feliz e muito triste.
Sempre trabalhei e acho que já fiz de tudo um pouco, sempre com a ideia de que iria estudar eventualmente. O que eventualmente (este ano) aconteceu ao entrar na Faculdade para enfermagem, sonho antigo e que eu sinceramente já não julgava capaz de realizar, mas nunca desisti e esse não desistir que faz de mim por vezes o ser mais teimoso á face da terra também fez de mim o ser mais feliz.
Saí do trabalho aonde estava numa clínica pois seria impossivel conciliar horários, trabalhei numa guest house, a vender voltas de charrete em Sintra, tomei conta de crianças tudo isto para continuar a pagar a minha casa, as contas e tentar juntar para a faculdade(a parte do juntar não resultou muito bem) mas tenho- me safado, não devo nada a ninguém. Voltei a dar aulas de Inglês porque me dá alegria, ir para a escola dar aulas aos meus meninos é algo que me alegra. Escolhi trabalhar em parceria com uma instituição para poder dar aulas em escolas públicas porque é ai que eu sinto que sou necessária, porque é ai que eu sei que tenho um impacto.
Está instituição trabalha com a Camâra e tecnicamente é a Camâra que nos paga com a verba que cada Camâra tem disponível para o efeito.
Eu não ganho muito mas de momento essa é a única fonte de rendimento fixo que eu tenho, tudo o resto é conforme o trabalho, conforme as explicações, conforme os babysittings.
Até hoje quando recebi um email a dizer que não nos tinham pago o vencimento ainda pois não tinham recebido a verba que é para o salário dos professores e que talvez agora só dia 15.
Só me apetece sentar no chão e chorar. Eu não ando a dormir, farto-me de enviar CV's, estava disposta a trabalhar, estudar e dar aulas tudo ao mesmo tempo se tiver que ser, não estou disposta a abrir mão do meu sonho em prol do trabalho mas sinceramente não estou a ver muitas opções e aquelas que tinha, até essas estão a desaparecer.
Isto deixa-me triste mas infelizmente não tenho tempo para ficar triste pois tenho que arranjar solução para a renda, para a faculdade e todas as despesas e infelizmente também não tenho pais que me possam sustentar, este é só o meu desabafo.
Eu sei que hei-de arranjar solução e trabalho e que não vou desistir mas hoje e apesar de começar as minhas aulas que era algo que eu queria muito, amanhã estou triste.
A vida de adulto ás vezes é isto, uma grandessissima porcaria.
Mas como se diz lá na minha terra "You can bend me, but you cannot break me" chew on that LIFE!
Sem comentários:
Enviar um comentário